Há 150 anos, o mundo vinha preocupado de mais, como sempre, com coisas menores e não via aquilo que iria afetar a vida das pessoas para sempre, jamais a humanidade seria a mesma, ela não imaginava o futuro que teria em seu próprio destino. O mundo não estava preparado. Foi algo maior, muito maior que o atentado de 11 de Setembro.
Não podemos nos dar à covardia dos pensamentos fáceis, quando estamos diante da realidade que nos assombra, temos sim que ficar atentos e firmes, como fizeram Galileu Galilei , Lutero, e tantos outros na historia, que não se curvaram diante das ameaças e interferências. Não podemos vergar, mas um pouco de prudência e cautela, no julgamento que fazemos do passado, é sempre bem-vindo, já que os fatos aqui relatados se deram há muitos anos, no começo de um novo tempo.
Já vivíamos o tempo das ciências, das pesquisas, onde apenas se buscava o conhecimento e a verdade a respeito das coisas. E a verdade para alguns, pode ser terrível , como veremos a seguir.
Ora é fato, que a historia de Jesus, encerrava algo de profundo e criador com sua pregação do Reino do Céu. Nada havia nos seus ensinamentos, que pudesse de longe contrariar ou bater de frente com qualquer descoberta da ciência, ou do alargamento do conhecimento humano.
Mas é fato também que após a sua morte, e por interesses outros, Paulo e aqueles que vieram com ele, acrescentaram, completaram, ou mesmo substituíram os ensinamentos simples e revolucionários do Grande Mestre.
Jesus não foi apenas um admirável mestre de idéias novas, mas para Paulo, profundamente misterioso, pois foi a vitima da ira divina, sacrificado como o cordeiro, pela desobediência de Adão e Eva, seduzidos pela serpente lá no paraíso milhares de anos antes.
Foi sob essas crenças e não nos ensinamentos de Jesus, que o cristianismo oficial se edificou. Por onde caminhou o cristianismo, caminhou também o velho Deus da Guerra com seu velho testamento, carregando de bojo a Teoria da Criação, com a historia de Adão e Eva.
Quando Darwin apresentou a Teoria da Evolução, houve sem duvida um choque enorme, que abalou os principais alicerces da igreja na sua Teoria da Criação. A reação foi violenta.
A violência da igreja, foi é verdade, proporcional ao sucesso da publicação de “A Origem das Espécies”, que colocava o homem como descendente de um macaco. Mas a igreja cristã se enfurecia não pelos ensinamentos de Jesus que pudessem ter sido contrariados, mas pela adição feita ao cristianismo, do velho testamento com a historia de Adão e Eva.
A teoria de Charles Darwin pôs água abaixo, o paraíso terrestre, Adão e Eva, a serpente e o pecado original, que o Mestre pagou com a morte. Dessa forma a crucificação de Jesus, teria sido um erro religioso, pois não havia necessidade de sacrifício de um cordeiro, pois não havia pecado, e tudo mais seria questionado.
O cristianismo de Paulo ruía como um castelo de areia, enquanto que os ensinamentos de Jesus , saiam ilesos desse embate, pois ele não se apegou ao velho testamento, pelo contrario sempre que pode o desafiou, é certo também que nunca deixou de lado a prudência nas alusões que fazia. Nunca se referiu a Deus por Jeová o Deus da guerra, mas se referia a Deus sempre como o Pai criador e carinhoso.
A Igreja jamais deu importância a esses detalhes, foi se apegando a outras coisas, outras idéias e pagou caro. A questão foi que a igreja nunca aceitou ser contrariada, no passado, quem tinha a petulância de simplesmente questionar, pagou com tortura não raras vezes com a própria vida. Mas os tempos agora eram outros, e os bispos e padres e etc, não estavam preparados para argumentar.
Para os jovens, da época e que vieram depois, esse foi o embate da ciência contra a religião, e a impressão que ficou é que a ciência venceu, impressão que continua até os dias de hoje. Desde então a igreja vem perdendo fieis, e mesmo depois de passado tanto tempo,continua perdendo.
Foi assim que Darwin abalou a igreja. Mas, jamais abalou a fé cristã, aquela fé que nada sabe dos teólogos da igreja, mas sabe da única e verdadeira boa nova de Jesus, a proposta que é revolucionária até os dias de hoje, e que pouca gente conhece. A proposta do Reino do Céu, onde rico não entra, dinheiro não manda e César fica com nada.
Ao verdadeiro cristão pouco interessa saber sobre Adão e Eva, se Jesus é filho de Deus ou não, se apareceu após sua morte ou não, pois a lição que o Mestre deixou é maior que qualquer dessas coisas, que alias, só atrapalham naquilo que deveria ser simples, para ser revolucionário.
É fácil perceber que a igreja passará e os ensinamentos do Mestre, ficarão.