Patinho Branco

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Contra filé recheado de panela

Anos 70 - fumava-se muito, bebia-se muito, acampava-se muito e namorava-se muito.
Nossa que horror de bom que era!!!!. Bons tempos!
Lutávamos contra a ditadura, corríamos da cavalaria no centro da cidade, jogávamos rolhas e bolinhas de vidro no chão, só para ver os cavalos caírem. Se eu soubesse que toda aquela luta acabaria num governo como esse, do Lulala, certamente teria fumado mais, bebido mais, acampado mais e namorado mais. Foi mesmo uma perda de tempo e uma luta inglória. Me sinto mal ao descobrir onde tudo foi desaguar. Num tal de PT do Zé Dirceu, Genoino, Delubio, Valerio, Lula e tantos outros iguais ; poderia ter desgraça maior?. Acho melhor voltar a fumar, a beber....














Contra file recheado de panela


Ingredientes:

1 peça de contra filé de mais ou menos 1 e ½ quilos


1 colher de sopa de Tempero a base de alho e sal e cheiro verde a gosto


1 linguiça calabresa


2 fatias de panceta


2 cebolas médias fatiadas em rodelas grossas


2 cubos de caldo de carne


8 batatas medias descascadas e cortadas ao meio





Modo de preparar:




Abra toda a peça de contra filé, dos dois lados, cortando no sentido das fibras da carne com a faca, formando uma especie de tubo. Rechear a carne com o pimentão em tiras, as fatias de panceta e a linguiça. Colocar junto 1 colher de café de pimenta do reino em grãos e outra colher de pimenta calabresa.


Amarrar a abertura com barbante para cozinha (fio dental serve). Em seguida espalhar o tempero ( alho e sal ) em toda a peça.


Na panela de pressão fritar a carne ate dourar e reserve.


Mantenha o óleo que restou no fundo da panela e faça uma cama com as rodelas de cebola e 1 cubo de caldo de carne esfarelado. Colocar em seguida o contra filé e por cima dele a outra cebola fatiada e 1 cubo de caldo de carne esfarelado e tampar a panela. Deixe cozinhando na pressão por 30 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar naturalmente. Abrir a panela e acrescentar as batatas cortadas ao meio. Levar ao fogo por mais 10 minutos ou ate a batata amolecer.


Fatiar o contra file em fatias grossas, juntar as batatas, cobrir com o caldo que ficou no fundo da panela e servir em uma bandeja funda (vai dar muito caldo).


Servir com arroz branco.


Um comentário:

  1. Já me imaginei várias vezes vivendo nesses tempos. Apesar da repressão ter sido muito maior, o movimento estudantil tinha vida, tinha força. Infelizmente é tudo mais fácil quando se sabe quem é o inimigo. Naquele tempo o inimigo era definido (a ditadura) e o objetivo (a democracia) também. Pena que sua geração não conseguiu nos levar à uma sociedade verdadeiramente melhor, mas as conquistas também não foram poucas. No final das contas, somos um país corrupto, mas não são mais generais que mandam em nós nem nossos amigos são torturados. Pelo menos beberam, fumaram e namoraram um monte. Minha geração agora leva fragilmente essa tarefa, e se não conseguir, todas gerações posteriores lutarão cada uma de sua forma. Lamento mesmo que o PT há muito se tornou o que é: um partido corrupto e ganancioso como todos os outros. Nós, os brasileiros, infelizmente continuamos na bosta. Tenho muita vontade de lutar, de tentar mudar, e espero que essa chama nunca se apague. Não pense que você perdeu teu tempo, e também não foi uma luta inglória. Toda a geração nova ganha coragem e energia com o exemplo da tua geração, que viveu os horrores da ditadura. As dificuldades que vocês enfrentaram nos enchem de ânimo para enfrentar nossas próprias dificuldades, mesmo que elas sejam distintas. Obrigado pela visita ao blog :)

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem é o Patinho Branco?

Minha foto
Itanhaém, SP, Brazil
Formado em Administração, pescador de pesqueiro, palmeirense de quatro costados. Adoro os anos 70: tenho uma Caloi 10( são três na verdade), um fuca bala além de uma maquina fotografica Pentax Assay 35mm, só para curtir essa década maravilhosa. Cultivo uma pequena horta de temperos no quintal. Temos Manjericão do comum e do roxo, Alecrim, Hortelã, Salsinha, Cebolinha, orégano, Pimenta dedo de moça, malagueta e de cheiro. Gosto de estar com a familia, churrasquear e cozinhar, pedalar e bater papo com os amigos. Caminhar na praia é atividade obrigatória de todos os dias, quando o tempo ajuda.