Patinho Branco

sábado, 26 de dezembro de 2009

Paella com Cachorro e cerveja


Paranapiacaba, praticamente uma cidade construída para centro de controle e residência dos funcionários da estrada ferro São Paulo Railway que ligava Santos á São Paulo, terminando seus trilhos em Jundiaí.

Foi inaugurada em 1867 e transportou muitos passageiros e principalmente o café Paulista para o porto de Santos.

Com a preferência do governo federal pelas estradas asfaltadas, possivelmente para incrementar o crescimento da industria automobilística, Paranapiacaba, assim como tudo que estava ligado às estradas de ferro no Brasil, caiu em decadência e no esquecimento. Paranapiacaba é um dos poucos lugares que restaram com alguma memória física dessa áurea e pujante época para o estado de São Paulo.





Paella com cachorro e cerveja





Ingredientes:





800 g peito de frango cortado em cubos

300 g de lingüiça calabresa cortada em rodelas

100 g de panceta fatiada e picada ou carne de porco em cubinhos

1 limão

pimenta do reino

2 cebolas picadas

4 dentes de alho fatiados

3 tabletes de caldo de galinha

1 sache de molho de tomate com salsa (+/- 300 g )

½ repolho cortado em tiras

2 pimentões cortados em tiras

2 xícaras de chá de arroz

1 pimenta malagueta ou dedo de moça picada (sem a semente)

1 colher de sopa rasa de coloral





Modo de preparar:



Lave em água corrente o peito de frango e corte-o em pequenos pedaços (cubinhos).

Tempere com pimenta do reino e o suco do limão e reserve.

Enquanto o frango pega no tempero, aproveite para cortar o repolho, o alho, o pimentão, a cebola, a lingüiça, a panceta e a pimenta, reservando cada um dos ingredientes em um pote plástico separado.

É nesse ponto, quando o cheiro dos ingredientes começa a se espalhar, que entra o cachorro, evidentemente se a porta estiver aberta.

Ele vai deitar no meio da cozinha e ficar olhando para você sem piscar, disfarce, vá até a geladeira e pegue uma cerveja. Cachorro também toma cerveja, portanto não ofereça.

Em uma caçarola frite o frango e a panceta, juntado metade da cebola picada, metade do alho fatiado e refogue. Adicione 2 tabletes de caldo de galinha, 1 ½ xícara de água quente, o molho de tomate, e aos poucos acrescente o repolho sempre mexendo com uma colher. Abaixe o fogo e tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Reserve.

Em uma panela grande frite a lingüiça, refogue o resto da cebola e do alho , os pimentões cortados em tiras e o arroz. Adicione o conteúdo da caçarola com o frango e tudo mais na panela, acrescentando a pimenta picada e 2 xícaras de água quente, o ultimo tablete de caldo de galinha e o coloral, mexendo para que fique uma mistura uniforme.

Tampe parcialmente a panela e cozinhe em fogo baixo até secar. Retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos, sem tampa. Sirva e bom apetite.



PS : Não se esqueça de por o cachorro para fora e fechar a porta, que ele já fez a parte dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem é o Patinho Branco?

Minha foto
Itanhaém, SP, Brazil
Formado em Administração, pescador de pesqueiro, palmeirense de quatro costados. Adoro os anos 70: tenho uma Caloi 10( são três na verdade), um fuca bala além de uma maquina fotografica Pentax Assay 35mm, só para curtir essa década maravilhosa. Cultivo uma pequena horta de temperos no quintal. Temos Manjericão do comum e do roxo, Alecrim, Hortelã, Salsinha, Cebolinha, orégano, Pimenta dedo de moça, malagueta e de cheiro. Gosto de estar com a familia, churrasquear e cozinhar, pedalar e bater papo com os amigos. Caminhar na praia é atividade obrigatória de todos os dias, quando o tempo ajuda.