Patinho Branco

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Roleta Russa à Brasileira - Sem Saida.


Essa represa ao fundo é a Represa Billings, onde fiz boa parte das minhas pescarias, durante a infância com meu pai. Tinha muito peixe de vários tipos como: Tilápia, Lambari do rabo vermelho, Piava, Bagre, Carpa, Cará e Traíra.
A Billings, para que não sabe fica na a região do ABC, área da Grande São Paulo, que é uma região muito habitada e rica também.
Nos finais de semana e feriados a represa ficava lotada de turistas e principalmente de pescadores com suas varas geralmente de bambu, e tralha para pescaria,  de leve a média.
Pegava-se muito peixe. Hoje a represa está poluída de esgoto domestico, graças ao descaso publico, como tudo o mais por aqui.
Acabaram-se os peixes, os turistas, os clubes, os restaurantes. Só ficaram mesmo a saudade e as fotos.

Roleta Russa à brasileira

Roleta Russa é uma expressão muito usada popularmente, para designar uma situação "sem saída".
Ultimamente temos uma expressão que de alguma forma tomou o lugar da Roleta Russa, que é  Lei de Murphy, que diz que se algo pode sair errado, com certeza sairá mesmo.
Outra expressão muito popular, aqui no Brasil, é  a expressão " Se ficar o bicho pega, se fugir o bicho come", que também quer dar a ideia de sem saída.
Todas essas expressões querem dizer praticamente a mesma coisa, cabendo o seu uso dentro de uma mesma situação, mas existem pequenas diferenças, ou sutilezas, que indicam qual seria a melhor expressão em determinados casos.
Mas a expressão que tem mais variantes quanto a forma, é sem duvida a roleta russa. Existem varias. A mais conhecida é aquela onde uma arma de seis balas tem apenas uma, dai rodada-se o tambor para o acaso dar a sentença, a vida ou a morte para o participante. Pode ser também numa modalidade invertida, muito cruel, onde temos 5 balas e um cilindro vazio no tambor. Não existe roleta do bem, ela é sempre do mal e as chances de vitoria são sempre pequenas, seja qual for a modalidade.
Muito comum em filmes de ação, ou dramas de guerra, a roleta russa fascina o espectador como no filme de Francis Coppola, Apocalypse Now,  alem de outros filmes de Ganges rivais onde se mede a coragem de um novato e etc. A imaginação de Hollywood vai longe, como nas cenas tão comuns de um carro em alta velocidade cruzando com semáforos no vermelho, geralmente de madrugada com a as ruas molhadas.

A roleta russa parece mesmo povoar a imaginação das pessoas e da midia também Campanhas publicitarias chamam sexo sem camisinha de roleta russa, idem para uso de drogas sem seringa descartável  , enfim, existem muitas maneiras de se meter em uma roleta russa, ficando sempre para o acaso a sentença final.
Mas existe uma roleta que não dá chance ao jogador, alem de ser absolutamente destruidora, de matar sem dor, de conta-gotas, que vai destruindo e minando as pessoas, aos milhares, que mata através de outras doenças, as chamadas chamadas sociais. Essa roleta não só  mata fisicamente, mas também mata nossa esperança, nosso futuro e dos nossos filhos, Tira o pão das nossas mesas, rouba nossa segurança, deturpa a educação dos nossos filhos, e condenam ao descaso os doentes. Essa roleta vai matando, silenciosamente,  crianças, moços e velhos.
Essa roleta não é a de balas, ou de carros na madrugada e nem de filmes de Hollywood, ela é verdadeira, tem colarinho branco, vive entulhada em palácios, adora fazer discurso, tem carro oficial e passagens aéreas, e adora viajar no avião de terceiros, vive trocando favores com o privado, confunde vida pessoal com vida publica e por ai vão se locupletando do alheio e do publico.
Essa é a roleta politica do Brasil, onde só o cidadão toma o tiro na cabeça e não tem onde reclamar.
Nos últimos tempos tivemos lições preciosas para entendermos como funciona a mecânica desse jogo.
É apresentado inicialmente como um conto de fadas feliz, o remédio de todos os males, mas na verdade trata-se da perpetuação da cangalha, da farsa, e da manutenção dos mesmos nos seus lugares, para o continuo usufruir, onde nós pagamos a conta.
Nessa roleta não tem jeito, se você vota em A e acha que acertou? Errou. Se você vota em B, também errou, e assim por diante.
Passado o tempo suficiente para esquecermos o aconteceu, começa uma a girar uma nova roleta, como de costume viciada. Está apresentada, para quem não conhecia, a Roleta Tupiniquim, que é a mesma coisa que se ficar o bicho pega, se correr o bicho come ou podemos dizer que é a lei de Murphy, ou mesmo  roleta russa, ou simplesmente, sem saída para o cidadão brasileiro. Até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem é o Patinho Branco?

Minha foto
Itanhaém, SP, Brazil
Formado em Administração, pescador de pesqueiro, palmeirense de quatro costados. Adoro os anos 70: tenho uma Caloi 10( são três na verdade), um fuca bala além de uma maquina fotografica Pentax Assay 35mm, só para curtir essa década maravilhosa. Cultivo uma pequena horta de temperos no quintal. Temos Manjericão do comum e do roxo, Alecrim, Hortelã, Salsinha, Cebolinha, orégano, Pimenta dedo de moça, malagueta e de cheiro. Gosto de estar com a familia, churrasquear e cozinhar, pedalar e bater papo com os amigos. Caminhar na praia é atividade obrigatória de todos os dias, quando o tempo ajuda.