Patinho Branco

domingo, 9 de janeiro de 2011

Roupa Típica de Paulista ou de Gaúcho?


o vaso merecia o verniz envelhecedor



Acabamos de ganhar esse comigo-ninguém-pode, que já foi replantado em um vaso maior. Vai ficar ai mesmo nesse local que mostra a foto.












Roupa Típica......


A cidade de São Paulo, era um vilarejo com uns poucos milhares de habitantes. Era como uma rotatória ou entroncamento de vários caminhos, que percorriam todo o Brasil permitindo aos paulistas se integrarem com o país de norte a sul, graças aos índios, que conheciam e viajavam por essas "estradas indígenas", desde tempos imemoriais.

Em pleno século XVIII, o idioma tupi era a língua mais falada nas ruas da cidade. O  idioma português, também era falado e dividia com a língua indígena a preferência dos paulistas.

 A culinária e o costume de dormir em redes, também foram herdados dos índios, de modo que até o inicio do século XIX ainda se dormia dessa forma, quando a cama começou a fazer parte do mobiliário, colocando de lado a chamada "Rede de Carijó ". A casas paulistas eram basicamente,  ocas indígenas melhor adaptadas. Das grande cidades coloniais brasileiras, sem duvida ,essa era a mais indígena.

Por essa  época os paulistas foram retrados por pintores, que trazidos da Europa pela Corte,  pintavam  os costumes e as diversas facetas do cotidiano, na cidade.

Era comum por esses tempos, e assim foi retratado,  o uso de uma roupa composta  de chapéu de aba larga, cinza, preso por cordéis. Casaco e calças escuras, de algodão, além de botas de cano folgado, de couro, na cor preta. Essa roupa era comum para homens e mulheres. No caso dos homens ainda se usava na bota ou na cintura, uma faca bem afiada, que servia para a defesa e para as refeições.

Esse traje era muito comum, principalmente nos comboios de tropas de mula, que partiam da cidade, com destino principalmente ao sul. Quando fazia frio ou quando chovia, usavam esses tropeiros paulistas, um folgado ponche azul para se proteger. Viajavam assim vestidos, com suas mulas e eram conhecidos por "paulistas". Nome que foi emprestado ao traje típico que usavam.

Com o declínio desse tipo de atividade e o desaparecimento dos tropeiros, o traje caiu em desuso pelos paulistas, mas continuou de alguma forma a ser usado no Rio Grande do Sul, ficando conhecido nos dias de hoje como traje típico gaúcho.

 Mas é paulista - só foi emprestado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem é o Patinho Branco?

Minha foto
Itanhaém, SP, Brazil
Formado em Administração, pescador de pesqueiro, palmeirense de quatro costados. Adoro os anos 70: tenho uma Caloi 10( são três na verdade), um fuca bala além de uma maquina fotografica Pentax Assay 35mm, só para curtir essa década maravilhosa. Cultivo uma pequena horta de temperos no quintal. Temos Manjericão do comum e do roxo, Alecrim, Hortelã, Salsinha, Cebolinha, orégano, Pimenta dedo de moça, malagueta e de cheiro. Gosto de estar com a familia, churrasquear e cozinhar, pedalar e bater papo com os amigos. Caminhar na praia é atividade obrigatória de todos os dias, quando o tempo ajuda.