
Apesar desses ares de cheiro, de fato, a espiritualidade está presente em cada rua, em cada esquina. Talvez seja por isso que o povo baiano, mais precisamente o soteropolotano , seja o povo mais hospitaleito do país.
Ninguém visita Salvador apenas uma única vez, pois sempre fica uma saudade estranha da cidade.
Chico Rei, a historia de um rei negro.
Essa é a historia de um Rei Negro africano, que derrotado em combate, foi feito prisioneiro. Vencido pelo inimigo foi feito escravo e mandado para o Brasil, juntamente com muitos de seu povo.
Aqui foi comprado, juntamente com sua gente e enviado a pé para as Minas Geraes garimpar ouro, mas nunca esmoreceu e de cabeça erguida manteve o respeito de sua família e de seu povo.
Garimpou ouro como ninguém, não fugiu, e encarou sua luta na bateia, deixando seus senhores ricos, mas tanto trabalhou que ficou rico também. Com o tempo e muito suor comprou sua liberdade, de sua esposa, libertou seus filhos e os outros escravos que o acompanhavam desde a África.
Mais tarde comprou terras e descobriu ouro nelas, ficando ainda mais rico, e assim seguia comprando a liberdade de outros escravos.
Com manto de veludo nas costas, e coroa de ouro na cabeça, Chico rei era aclamado como um verdadeiro rei, sendo seguido pelas ruas por onde passava.
Na época em Vila Rica, no dia 6 de janeiro, quando se comemorava a festa de Nossa Senhora do Rosário, vinham à frente, Chico Rei, sua esposa Rainha e suas filhas princesas, cercadas de damas de honra, estando todas com os cabelos cobertos de ouro em pó.
No fim da festa a rainha e sua corte, banhavam suas cabeças em um pia aos pés da cruz, e o ouro que ali ficava depositado, era usado para libertar novos escravos.
Chico Rei é para o povo mineiro, o Rei Negro, soberano generoso, que venceu o destino, conquistando a liberdade, a prosperidade e o respeito de todos com seu trabalho.
Esse Negro escravo, provavelmente não teria conseguido conquistar sua liberdade, nem o respeito que conquistou, se naquele tempo existisse alguma Cota para Negros.
Provavelmente não teria trabalhado com o afinco que trabalhou, nem teria ficado rico, nem seria motivo dessa historia tão linda.
A liberdade, o trabalho e a educação, são os caminhos verdadeiros a serem trilhados, se quisermos conseguir a prosperidade da única “raça” que existe neste planeta, a Raça Humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário